Musicalização

Balão Vermelho Alicerce

menu
balao-vermelho-alicerce

Blog

Musicalização

Data de publicação 21 de março de 2018

Crianças que têm aulas de música ampliam funções cognitivas para sempre

Temos como características praticamente únicas, que nos diferenciam dos demais animais, nossa capacidade de criar, tocar e apreciar música. De acordo com o neurocientista Oliver Sacks (um dos maiores especialistas mundiais no tema), a música não é apenas uma forma pela qual nos conectamos e criamos laços. Ela, literalmente, molda os nossos cérebros.

De acordo com o estudo realizado pelo Laboratório de Neurociência Cognitiva do Hospital Infantil de Boston (EUA), crianças que recebem aulas de música regularmente ampliam suas capacidades cerebrais pelo resto de sua vida adulta. A pesquisa mostrou que crianças que recebem aulas particulares de música, por pelo menos dois anos, tem maior capacidade de processar e reter informações, resolver problemas e regular comportamentos. Ou seja, a música também é capaz de aprimorar as nossas funções cognitivas.

Segundo Sacks, o fato da música ser tão poderosa quanto a comunicação verbal é porque a atividade musical envolve várias funções do cérebro (emocional, motora e cognitiva). Ela é uma forma eficaz de nos lembrarmos e de aprender. Não é por acaso que ensinamos às crianças pequenas com rimas e músicas.

 

“Sou pedagogo, músico e ator, e nas andanças por palcos e escolas desse Brasil, muito mais que ensinar, aprendi com as crianças e os adultos que a arte é instrumento valioso para uma educação transformadora! Trabalhando a expressividade e a sensibilidade, a música, em especial, conecta o indivíduo ao seu mundo interior e ao mundo externo.

Por isso, as aulas de Educação Musical no Balão Vermelho Alicerce são repletas de atividades que trabalham a expressão corporal, a sensibilidade, a oralidade, o ritmo, o equilíbrio motor. Por meio de “brincadeiras musicais”, contações de histórias e apresentações, as crianças têm experiências que as aproximam do universo musical: ritmo, melodia, harmonia, instrumentos, ao mesmo tempo em que expandem suas capacidades cognitivas, desenvolvendo vivências de um trabalho que é coletivo!”, reforça Marcelo Costa Carvalho, professor responsável pela disciplina de Música.

O Colégio Balão Vermelho Alicerce oferece em seu quadro curricular a aula de música para alunos da Educação Infantil ao 4° ano do Ensino Fundamental, sendo este um grande diferencial para aqueles que estudam na escola.

Além disso, oferecemos a modalidade de Musicalização como uma de suas atividades extracurriculares, para o desenvolvimento da mente humana, promovendo o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o raciocínio das crianças.

Confira a matéria completa: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/criancas-que-tem-aulas-de-musica-ampliam-funcoes-cognitivas-para-sempre-12921667#ixzz59A7kgyqT